Biruta e Gaivota no Catálogo de Bolonha FNLIJ 2014

Olhem só que notícia boa: seis livros, quatro da Biruta e dois da Gaivota, foram selecionados para compor o Catálogo da Feira de Bolonha desse ano, organizado pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil). A FNLIJ é o braço brasileiro da IBBY (International Board on Books for Young People), uma organização internacional de livros infantojuvenis.

Esse catálogo é levado para a Feira do Livro Infantil de Bolonha, a maior feira internacional de livros infantojuvenis. E esse ano, adivinhem qual é o país homenageado? O Brasil é claro! Legal, né?

Bom, vamos aos livros selecionados?

Os Orixás sob o Céu do Brasil, da Marion Villas Boas e ilustrado pelo Sandro Lopes é o primeiro. Nele, conhecemos mais sobre as origens e histórias de doze principais orixás cultuados pela religião candomblé no Brasil.

Formigueiro de Myrakãwéra conta uma lenda indígena da tribo Maraguá; o autor, Yaguarê Yamã e seu irmão, Uziel Guaynê Oliveira, responsável pelas ilustrações do livro, fazem parte dessa tribo da região amazônica e têm muito a nos contar!

Em Sete Patinhos na Lagoa, do gaúcho Caio Riter e ilustrado pelo francês (que é também um pouquinho brasileiro) Laurent Cardon, acompanhamos a aventura de sete patinhos que precisam ser mais espertos que o faminto jacaré Barnabé se não quiserem ser devorados!

Vagalumice é um livro-imagem do Laurent Cardon que, com muita graça e bom humor, nos apresenta a um pequeno vaga-lume que brilha mais que todos os seus amiguinhos… E precisa arranjar um jeito muito criativo de solucionar seus problemas.

Esses foram os livros da Biruta; vamos agora conhecer os da Gaivota:

Em Se eu fosse uma árvore, escrito e ilustrado pela Talita Nozomi, o narrador nos conta como gostaria de ser se fosse uma árvore. Vocês já pensaram nisso? Gostariam de ter flores na primavera? De ter pássaros comendo os seus frutos no verão? O livro abre muito espaço para a imaginação de qualquer leitor!

O Menino e o Fantasma do Menino, escrito pelo Jorge Miguel Marinho e ilustrado pelo Rafael Antón, nos conta a história do menino João e do fantasma Juarez que, por essas coisas do destino, acabam se cruzando por aí…

Vocês já leram algum desses livros? Contem-nos o que acharam!

Advertisements