Conhecendo mais sobre o Nordeste

 O livro Ela tem olhos de céu, da Editora Gaivota, aborda a situação do nordeste, assim como sua cultura e realidade, através do nascimento de uma garota que causa grande alvoroço na cidade!

 A região do nordeste é a mais atingida no Brasil em algumas questões, como os problemas climáticos e as grandes desigualdades socioeconômicas. Por ser a terceira maior região do país, o nordeste é dividido em sub-regiões: meio-norte, sertão, agrestre e zona da mata, cada qual com suas características físicas e sociais.

O Nordeste foi a primeira região ocupada pelos portugueses nos primeiros anos depois da descoberta do país, em 1500. Por esse motivo, a primeira capital da terra que futuramente viria a ser Brasil, se localizava lá: Salvador! Durante muito tempo as capitanias hereditárias* de Pernambuco e Recife foram de grande importância econômica e política para o país como centros produtivos de pau-brasil, matéria altamente explorada pelos colonizadores.

Essa região, por ser muito extensa, possui 3338 quilômetros de praia, possuindo a maior costa litorânea do Brasil. O clima varia de acordo com o relevo da área e proximidade com o oceano. A chapada (tipo de relevo de áreas planas e altas) mais conhecida do nordeste é a Chapada de Diamantina, onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. 

Em termos turísticos, o Nordeste possui as mais belas praias. A paisagem natural encanta estrangeiros e muitos brasileiros de todas as regiões do país. As músicas, as danças, os artesanatos e a culinária nordestina também são grandes atrativos da região. Na Bahia, o acarajé é destaque, enquanto a dança Frevo é de Pernambuco.

Na literatura brasileira encontramos muitos nomes importantes provenientes da região nordeste. Jorge Amado, José de Alencar,  Graciliano Ramos, Gonçalves Dias, Aluísio Azevedo, Manuel Mandeira e Joaquim Nabuco estão entre eles.

Muito temos que agradecer a região nordestina por tantas influências. Sua beleza pura e natural e sua receptividade encantam todos os olhos e corações!

Advertisements