Orixás saem do forno!

miolo orixasQue tal um livro cheio de cultura? Está saindo do forno o Os Orixás sob o céu do Brasil, um livro que retrata e nos aproxima das lendas africanas que se instalaram no Brasil.

A autora Marion Villas Boas traz os costumes e crenças dos africanos que vieram escravizados para o Brasil. Com as ilustrações de Sandro Lopes é possível caracterizar esse povo e seus rituais.

Apesar de sua grande diversidade em língua e religião, os africanos se uniram na vinda ao Brasil através de orixás em comum, que originaram o Candomblé. As lendas e cultos foram transmitidos oralmente e por isso existem diferentes versões por países e através do tempo.

Marion conta um pouquinho mais sobre os doze orixás mais cultuados no país e explica, de forma próxima ao leitor, mais sobre a religião Candomblé (divindades importadas da África). As crenças são também baseadas na incorporação dos orixás em filhos e filhas de santo, homens e mulheres na Terra, como forma de manifestação.

O Brasil é o país que mais recebeu africanos na época da escravidão e por isso a cultura deste povo é extensa em nossas terras. Uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre esse aspecto da cultura tão diversificada do Brasil.

Advertisements