Voando por aí!

aviãoViajar em um mundo imaginário é uma fuga: seja mergulhando numa história fantasiosa, seja pensando em uma realidade impossível. O livro O Avião dos Sonhos de Heinz Janisch e ilustrações de Soren Jessen, narra a criação de realidades ilusórias com a passagem de um avião e explora a tentativa ter viver o que não é real.

Assim como no título da obra, o avião foi por muito tempo um objeto intangível. Voar não era possível para o homem e essa vontade era vivida somente nos sonhos. Mas foi no início de 1900 que o primeiro avião levantou voo, no estado americano da Carolina do Norte. Considerados os primeiros aviadores do mundo, os irmãos Wright são reconhecidos pela Federação Aeronáutica Internacional e por isso receberam diversos prêmios.

No entanto, o Brasil teve uma grande contribuição nesse processo de inovação aérea. Santos Dumont também é considerado um dos aviadores pioneiros da história, tendo sua famosa decolagem (vôo 14-Bis) registrada publicamente em Paris. A diferença de sua estreia no ar com a dos irmãos Wright está no fato de que sua aeronave não teve auxilio mecânico para sua decolagem. Sua fama também foi conquistada por manusear balões dirigíveis e de criar o primeiro ultraleve. Suas invenções guiaram todas as futuras descobertas e desenvolvimentos tecnológicos que o mundo conhece na aeronáutica.

Mas, ele também fez outras coisas curiosas: projetou a sua própria casa, em Petrópolis, que ganhou o apelido de “A Encantada” – as escadas foram feitas em forma de raquete e só é possível começar a descer ou subir com o pé direito; a casa também não tem cozinha! Ele encomendava todas as suas refeições de um hotel próximo. Hoje o lugar está aberto para visitação do público. É uma forma de conhecer um pouco mais de perto a vida desse aviador!

Dumont, assim como os demais que tentaram voar com os primeiros aviões, teve muitos fracassos até o sucesso. Diversos modelos e tentativas foram feitas até que o voo pudesse, de fato, decolar. Do mesmo jeito que a criação do avião foi um sonho que virou realidade, a imaginação de ninguém pode parar. Criar e se divertir com fantasias faz com que a vida voe até as alturas de nossos sonhos!

Advertisements