Dragões pelo mundo

Todo mundo conhece algum dragão, não é?

Eles nos acompanham nos livros, filmes, seriados e, é claro, fazem parte da mitologia de muitos países.

Os dragões são criaturas que se assemelham a grandes répteis ou serpentes – eles normalmente voam e soltam fogo pela boca e são criaturas monstruosas. Há lendas europeias de dragões, como há também lendas asiáticas, da China, Japão e Coréia.

Vamos conhecer alguns dragões pelo mundo?            o ladrão de dragoes

Nos mitos ocidentais, especialmente os europeus da Idade Média, predomina a ideia de dragões como seres muito malvados, demoníacos e irracionais. As lendas contavam que esses seres viviam perto de rios ou escondidos em cavernas e florestas.

Na mitologia persa também encontramos vários dragões! Um deles é o Azi Dahaka, que tinha três cabeças, e foi criado pelo Pai das Mentiras para extinguir uma chama sagrada.

Na América pré-colombiana também existem alguns registros de criaturas draconígenas: nos mitos da tribo Chincha, do Peru, a deusa Mama Pacha, que zelava pela colheita, era muitas vezes descrita como um dragão que causava terremotos. Até aqui no Brasil temos um ser folclórico que é parecido com um dragão: o Boitatá, uma cobra gigantesca que cospe fogo!

Já na China, a história dos dragões é bem diferente: eles são criaturas compridas, com quatro pernas e muito poderosos: alguns controlam a água, furacões, chuvas e enchentes. Além disso, eles são símbolos de poder, força e sorte. Os Imperadores da China usam o dragão para simbolizar o seu poder! Aqui na editora temos o livro Ajidar, o dragão da terra – é um típico dragão da cultura oriental, e ele vive no centro da terra e causa a maior confusão.

Mas não é que existem dragões no mundo real? Não são exatamente como os dragões dos quais acabamos de falar, mas, mesmo assim, eles levam esse “nome de batismo”. Um deles é o dragão-de-komodo, um grande lagarto carnívoro, proveniente da ilha de Komodo, que devido à sua semelhança com o ser mitológico, ganhou esse nome. Curioso, não?

Aqui na editora temos uma série de livros com um dragão muito legal – a coleção As Aventuras do Dragão. O menino Jorge cuidou de desde o seu nascimento e agora os dois vivem muitas aventuras juntos! Vale a pena conhecer esse dragão!