Chove, chuva!

chuva2Você já parou para pensar como se forma a chuva? Em O homem da chuva (Editora Biruta), de Gianni Rodari e ilustrações de Nicoletta Costa, somos apresentados a um senhor muito particular. Ele pula de uma nuvem para outra, abrindo e fechando torneiras, mas às vezes acaba dormindo demais e a confusão se instaura. Mas, o que será que outras culturas contam sobre a formação da chuva?

Uma lenda indígena da tribo maxacali, que habita o leste de Minas Gerais, diz que a chuva se formou através das lágrimas dos peixes. Pois é! No começo de tudo, não havia chuva, somente rios, algumas pedras grandes e os homens, que se alimentavam de peixes. Os peixes acabaram descobrindo que as nuvens grandes também eram repletas de água, e foram viver no céu, deixando os homens com fome, pois não havia outro alimento.

Os peixes ficaram tristes em ver os homens morrendo e começaram a chorar, fazendo com que o céu não agüentasse mais o peso das nuvens. A chuva começou a cair e molhar as pedras, que puderam se transformar em terras para as plantas.

Os peixes que sentiram saudade dos rios pularam de volta, e aqueles que caíram para fora do rio viraram pássaros, além de outros animais. A partir desse momento, os homens fizeram um pacto com a natureza e prometeram caçar somente o necessário. Interessante, não?

Mas essa não é a única lenda indígena que explica como a chuva se forma. Uma outra, lá do norte do país, onde vive a tribo caxinauas, diz que no céu há uma grande lagoa com um buraco tapado pelo pé de uma garça muito grande. Um índio, uma vez, jogou um peixe dourado perto desse grande buraco, fazendo com que a garça se distraísse e destampasse o buraco. Foi a primeira vez que choveu, e depois desse dia o fenômeno continuou porque o pássaro se acostumou a ficar num pé só para esperar outros peixes.

Quem nos conta um pouco mais sobre lendas da chuva é a história de Lila, de Lila e o segredo da chuva (Editora Biruta), de David Conway e Jude Daly. A menina vive no Quênia, um país da África que é muito quente e seco, e descobre, através de seu avô, o segredo da chuva. Depois de ir até o topo da montanha, começa a chover. O que será que Lila fez para chover? Esse segredo você só descobre no livro! Leia e depois nos diga o que achou!

Aliás, se conhecer mais alguma lenda sobre a chuva, não se esqueça de contar pra gente! Nós vamos adorar saber mais um pouco!

Advertisements