Criaturas do fundo do mar

Você já parou pra pensar até onde vai a vida no fundo do mar? Será que ela se restringe só aos peixes, estrelas do mar e tubarões? A resposta é não! A peixinha Ina, a protagonista do livro A peixinha Ina e o sol, de Przemyslaw Wechterowicz e ilustrado por Barbara Konczarek, é um desses exemplos.ina

Ina vive nas profundezas do oceano, num lugar que é tão fundo que nem a luz do sol consegue chegar. A profundidade das águas pode atingir mais de 5 mil metros! Além de Ina, o que será que veremos lá embaixo?

Todos os seres dessas regiões são chamados de abissais, por viverem na zona abissal dos oceanos. É possível encontrar por lá crustáceos, esponjas, algas e peixes. Eles têm fama de serem assustadores, mas na verdade suas formas diferentes servem justamente para que eles consigam sobreviver.  

Os peixes-lanterna são um exemplo muito comum. A Ina é assim! Eles têm a capacidade de produzir luz através de algumas reações químicas de seu corpo. O brilho que eles conseguem emitir serve tanto durante para atrair parceiros durante o período da reprodução quanto para a busca de presa.

Aliás, procurar alimento nessas regiões pode ser uma tarefa difícil. As espécies carnívoras têm bocas enormes para conseguir capturar a maior quantidade de comida possível. Além disso, o estômago desses peixes é elástico para armazenar o que for necessário até sair para a próxima caça.

Você vai encontrar também na zona abissal um parente bastante exótico do cavalo-marinho, o dragão do mar. Seu corpo é coberto por estruturas que parecem folhas coloridas, o que dá uma aparência bastante artística. Mas não pense que ele é assim para fazer graça: as cores servem para sua camuflagem e proteção.

Os humanos, até algum tempo atrás, não imaginariam que encontrariam animais como o dragão do mar ou os peixes-lanterna, até porque o homem não consegue mergulhar em profundidades como as da zona abissal. Só depois com a tecnologia é que conhecemos algumas dessas criaturas, mas ainda tem muito para ser explorado. Por que você não lê A peixinha Ina e o sol para conhecer mais um pouco?

Advertisements