Conhecendo as Ilhas Galápagos

Em O que maravilhou o Sr. Darwin (Editora Biruta), de Mick Manning e Brita Granström, conhecemos o jovem Darwin, que viajou por diversas partes do mundo a bordo do seu HMS Beagle para fazer estudos sobre a natureza. Um de seus destinos foram as Ilhas Galápagos, que ficam próximas ao Equador.

darwin

Apesar de ter ficado apenas 35 dias nas ilhas, Darwin conseguiu mudar todo o curso da história da ciência. Mas o que será que as Ilhas Galápagos tinham de diferente das outras para que ele se encantasse tanto?

Para começar, as Ilhas ficam bem distantes da costa e formam um grande arquipélago no Oceano Pacífico de 13 grandes ilhas. Por causa de sua localização, as plantas e os animais que se desenvolveram por ali têm características únicas. Isso fez toda a diferença para os estudos de Darwin!

Em espanhol, Galápagos significa “tartaruga”, e a ilha ganhou esse nome justamente por causa de suas tartarugas gigantes, que chegam a pesar 400 kg e medir mais de um 1,8m! São animais de vida muito longa, vivendo mais de 150 anos. Mas não se preocupe se você acabar cruzando com uma delas por lá, pois elas se alimentam de ervas, folhas e pequenas frutas.

Alguns animais conseguiram desenvolver um estilo de vida muito diferente, pois eles não encontram predadores na ilha. O atobá de pés azuis é um exemplo: esse pássaro só é encontrado em Galápagos e, como não se sente ameaçado, não precisa fazer ninhos para colocar seus ovos, depositando-os no próprio solo da ilha.

Em Galápagos, você vai encontrar também a única espécie de pinguim que vive em clima tropical. Ele é bem diferente dos seus parentes que vivem nas terras geladas do Polo Sul, já que ele mede menos de um metro de altura.

Ficou com vontade de conhecer Galápagos? Você pode visitar o arquipélago pessoalmente, pois ela recebe anualmente 160 mil turistas, que vão até lá para ver sua rica biodiversidade. Agora, se você achou a ilha muito longe, não tem problema! Por que você não lê O que maravilhou o Sr. Darwin e viaja pela ilha através da imaginação? Vai ser incrível!

Advertisements