Lobo de todo tipo

Poucas pessoas sabem, mas existem lobos de quase todas as cores. Como no livro A história do lobo de todas as cores (Editora Biruta), de Meneer Zee e Gitte Vancoillie, existem diversos tipos desses tataravôs dos cães.

lobo de todas as coresPor exemplo o Lobo Cinzento, que é o mais comum. Eles têm olhos bem pequenos em comparação às outras raças, e são animais muito dependentes da sua alcateia – gostam mesmo é de ficar em família!

Já os Lobos Vermelhos têm esse nome por causa da sua coloração avermelhada – por isso, muitas vezes são confundidos com raposas. Eles têm cabeças e orelhas muito grandes (será que é esse o lobo da Chapeuzinho Vermelho?), e estão em risco de extinção.

Há também os Lobos da Neve, que são muito fortes, e podem chegar a ter até três metros de comprimento. A sua pelagem é branca como o ambiente em que vive, e é bastante densa para protegê-lo do frio.

No Brasil nós temos a espécie chamada de Lobo-Guará, que tem os pelos avermelhados, e pode chegar até um metro de altura logo guara– suas pernas são compridas e seus pés pretos. Diferentemente das outras raças, essa não forma alcateia, é composta por animais solitários. Esses lobos dormem de dia, e caçam à noite. Há uma planta chamada lobeira, da qual esses animais se alimentam periodicamente para que seus rins funcionem perfeitamente.  O livro O lobo- guará (Editora Biruta), de Rubens Matuck, conta a história de um casal de lobos dessa espécie, que se apaixona e tem lindos filhotinhos.

o lobo

 

Agora, há um lobo bem famoso que não poderíamos deixar de falar, não é? O lobo-mau, segundo Sheilla Alves, autora do livro O lobo, os três pilantrinhas e a boba da chapeuzinho (Editora Biruta), não é tão mau assim. Em sua história o lobo precisa construir uma casinha para se abrigar do calor que faz durante o dia, e do frio da madrugada. Toda vez que o lobinho começa a juntar materiais para a construção da sua moradia, porém, alguém muito pilantrinha o rouba. Quem será que faz essa maldade com esse lobo tão esforçado?

Advertisements