Feira de Bolonha

A Feira do Livro Infantil de Bolonha é um dos mais importantes eventos internacionais dedicado a publicações e conteúdo infantil e juvenil. Reunindo mais de 66 países, em Bolonha, na Itália, autores, ilustradores, agentes literários, organizações e fundações, distribuidores e livrarias se encontram para vender e comprar direitos autorais, procurar o melhor sobre publicações infantojuvenis e produção multimídia, reunindo novos contatos, estreitando relações profissionais e descobrindo novas oportunidades de trabalho, discussões e debates sobre os últimos lançamentos da área.

A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) é a seção brasileira da Internacional Board of Books for Young People (IBBY), e tem por missão incentivar a leitura e divulgar livros de qualidade para crianças e jovens. Uma das responsabilidades da FNLIJ é também, todos os anos, editar um catálogo com obras selecionadas de autores, ilustradores e editoras brasileiras para levar e divulgar na Feira de Bolonha. Este ano, mais uma vez, as Editoras Biruta e Gaivota entraram com louvor no catálogo!

Quer saber quais obras foram selecionadas?

Aqualtune - capa em alta

                                                                                                               

AQUALTUNE E AS HISTÓRIAS DA ÁFRICA (categoria Ficção para Jovens)

Em Aqualtune e as histórias da África, Ana Cristina Massa conta a história de três amigos, Aqualtune, Maria e Guilherme, que vão passar as férias em uma fazenda. Lá, eles conhecem a vovó Cambinda, uma avó diferente e que conta muitas histórias; e Kafil, um esperto garoto que conhece vários segredos da floresta. A partir daí, os jovens vão entrar no misterioso mundo de Zumbi dos Palmares e das lendas africanas.




capa_NaTeia_AF2cv
                                                                                                                                     

NA TEIA DO MORCEGO (categoria Ficção para Jovens)

Em Na Teia do Morcego, Jorge Miguel Marinho convida o leitor a mergulhar e, quem sabe, solucionar um mistério: o assassinato da jovem Abigail Aparecida Chaud. Por trás desse segredo, está a presença de Batman – sim, o homem morcego abandonou Gotham City e veio se instalar em São Paulo. Qual será a relação que existe entre esses fatos?




morcegos

                                                                                                                                       

OS MORCEGOS (categoria Não-Ficção)

Em Os Morcegos, Suzana Granato e Neide Simões de Mattos introduzem o mundo desses mamíferos voadores, com seus hábitos, manias, alimentação, habitat e reprodução. As ilustrações foram feitas pelo artista plástico Rubens Matuck.





Ela tem olhos de céu_capa_em curvas.indd

                                                                                                                                   

ELA TEM OLHOS DE CÉU (categoria Poesia)

Em Ela tem olhos de céu, Socorro Acioli utiliza-se de versos poéticos para contar a história da garota Sebastiana, a menina que chora chuva e controla os períodos de secas e cheias na pequena Santa Rita do Norte.




Sapo a passo                                                                                                                   

SAPO A PASSO (categoria Livro Sem Texto)

Laurent Cardon conta a história da vida e desenvolvimento de um girino em sua obra Sapo a Passo. Impaciente, tudo o que o pequenino quer é poder ficar fora d’água com seus pais; mas, para isso, precisa passar pelo processo de crescimento. Um livro-imagem que estimula a criatividade.



aula                                                                                                                                 

                                                                                                                                             

AULA DE LEITURA COM MONTEIRO LOBATO (categoria Leitura Secundária)

Tese de doutorado editada de Socorro Acioli, Aula de Leitura com Monteiro Lobato explora como professores podem incentivar a leitura através da obra de Monteiro Lobato, além de outras questões.

Advertisements