Theatro José de Alencar na Enciclopédia Biruta

No livro A Bailarina Fantasma, de Socorro Acioli, somos levados direto para dentro de um dos centros de artes e beleza mais conhecidos de Fortaleza: o Theatro José de Alencar. Construído em 1909, além de ser a casa da bailarina fantasma Clara, o teatro era o ponto de encontro da elite de Fortaleza, onde aconteciam os espetáculos. Falando nisso, a primeira peça encenada no lugar foi O Dote, de Artur Azevedo, em 23 de setembro de 1910.

Com forte influência da art nouveau (o que não impede de ter recebido influência de outros estilos), a arquitetura do teatro é uma coisa linda de se ver: a entrada sóbria, branca, é rapidamente quebrada com a visão do letreiro na parte interior no estabelecimento. Cercado por vitrais, imagine o espetáculo de luzes que deve acontecer quando um raio de sol se atreve a cruzar o vidro colorido. É uma verdadeira mistura de estilos, fazendo com que o teatro tenha uma característica mais eclética.

Sem perder a classe, o interior é plenamente ornamentado e de uma beleza ímpar. Com um foyer destinado a encontros antes das peças e pinturas que embelezam o local, a decoração foi feita por vários artistas; entre eles o Ramos Cotôco – que, por sinal, é um dos personagens que aparecem na obra de Acioli. Além de ser um lindo espaço para representações artísticas, o teatro também funciona como um lugar de disseminação da cultura. Diversos cursos são ministrados em seu interior, além de ter uma biblioteca (Biblioteca Carlos Câmara), uma galeria (Galeria Ramos Cotôco) e diversas outras estruturas.

Com muita técnica e sensibilidade, Socorro Acioli consegue transportar o leitor para dentro do antigo teatro: faz com que ele dance com Clara, sinta medo com Anabela e toque piano com Gabriel. Todas essas histórias acontecem dentro do Theatro José de Alencar; afinal, ele é um dos personagens principais dessa história.

Se quiser saber um pouco mais a respeito do Theatro, dê uma olhada no site e fique por dentro da programação!

theatro segundo andartheatro janelatheatro frentetheatro fachadatheatro tetotheatro plateia

Advertisements